Top 5 programas para calcular o hash de arquivos

Publicidade

Quando você baixa um arquivo na internet, muitas vezes você não pode ter 100% de garantia de que o arquivo não foi alterado de alguma forma, como por exemplo, infectado por um software malicioso.

Uma forma de verificar se o arquivo baixado corresponde ao original e calculando seu hash. Confira nesse artigo os 5 melhores programas para calcular o hash de arquivos e verificar a sua integridade.

Programas para verificar o hash dos arquivos:

1. HashTab

HashTab é um dos melhores programas gratuito para você verificar a integridade dos arquivos. Uma vez instalado, ele se integra ao menu de contexto do Windows e tudo que você precisa fazer é clicar com o botão direto no arquivo, selecionar a opção “Propriedades” e abrir a guia “Hashes do arquivo”.

hashtab

Publicidade

2. Hashing

O Hashing é outro ótimo programa gratuito para você calcular o hash de arquivos no Windows. Ele é um programa portátil, basta abri-lo, arrastar e soltar o arquivo que deseja calcular o hash e clicar em Calculate para ver os hashes SHA1 e SHA256 do arquivo. Ele ainda suporta MD5, CRC32 e outros.

hashing

Publicidade

3. HashMyFiles

HashMyFiles é um pequeno programa portátil que lhe permite calcular facilmente o hash de arquivos em lote. Basta você adicionar um ou múltiplos arquivos ou pastas e ele irá calcular e exibir os hashes MD5 e SHA1 dos arquivos. Além disso, você também pode colocar uma opção no menu de contexto.

hash my fies

4. Hash Generator

Hash Generator é um programa gratuito para Windows capaz de gerar 15 tipos diferentes de hashes ou checksums. Ele suporta a maioria dos hashes populares, incluindo a família MD5 , SHA e CRC32, basta adicionar o arquivo e clicar em “Generate Hash” para calcular os diferentes hashes do arquivo.

hash generator

5. HashCheck Shell Extension

HashCheck Shell Extension é mais um programa gratuito que facilita o cálculo de hashes a partir do Windows Explorer. Ele também se integra ao Explorer, portanto para verificar o hash de um arquivo, basta você clicar com o botão direito no arquivo e selecionar o “Propriedades > Identificação digital”.

hashcheck

Deixe um comentário